Planejamento estratégico na mão e pode abrir seu negócio do zero!

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Se você decidiu entrar no mundo do empreendedorismo, a Quantum está aqui para ser sua parceira nessa jornada. Abrir um negócio do zero é possível, desde que você siga o nosso passo a passo.

Primeiramente, vamos começar pelo planejamento estratégico. Antes de recolher documentos, buscar crédito, pensar na marca e fazer o site, vem a estratégia como diria o Capitão Nascimento.

Faça um raio-x do seu futuro negócio

Como ainda estamos na etapa de planejamento, agora, vamos usar a análise SWOT (sigla em inglês para pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças).

Analise como a sua empresa se comportará segundo esses indicadores:

  • quais são suas vantagens sobre a concorrência?
  • qual é o valor que ela entrega aos clientes?
  • quais são suas vulnerabilidades?
  • que eventos ou circunstâncias podem favorecê-la no mercado?
  • e quais são as ameaças, ou seja, que fatores externos podem ter um impacto negativo na sua operação?

Defina sua prateleira de produtos e serviços

No momento em que tomamos consciência de nossos pontos fortes, das oportunidades, do que pode ser melhorado e dos desafios que nos aguardam, fica mais fácil bater o martelo sobre  os produtos e/ou serviços do seu negócio.

Tudo pode ser resumir a: que benefícios você entrega ao seu cliente?

Em seguida, vale se questionar: o que torna seu produto/ serviço único?

Com o intuito de direcionar o seu olhar para a resposta certa, se pergunte:

  • O que é o meu produto/ serviço e o que ele faz?
  • Como ele resolve determinado problema?
  • Qual o diferencial do meu produto/ serviço em relação ao que já existe no mercado?
  • Quem irá comprar esse produto/ serviço? Por quê?
  • Como eu posso divulgar/ vender esse produto ou serviço?

Estabeleça seus objetivos

Já diz o ditado: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Porém, se você quer abrir uma empresa, tem o sucesso na sua mira, certo? Com as informações que você levantou na análise SWOT, é hora de traçar as metas.

Os objetivos devem ser atingíveis e para facilitar você pode dividi-los em etapas menores. Vale, por exemplo, fazer um cronograma e comemorar cada fase concluída. Certamente assim ficará mais fácil colocar seu plano em ação.

Benchmarking é essencial no planejamento estratégico

Em português, benchmarking quer dizer “mapear os concorrentes”. Mais do que saber quanto eles cobram,  é acompanhar que estratégias têm usado para captar e fidelizar os clientes nos meios online e off-line e se destacar da concorrência.

Pesquise, aprenda com os erros dos adversários, copie e aprimore o que tem dado certo.

O que não é medido, não pode ser gerenciado

Use métricas. Sempre. Sem elas, fica difícil saber se você está ou não no caminho certo. Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma métrica que seja coringa para qualquer negócio.

Finalmente, veja quais indicadores são importantes que sejam acompanhados na sua futura empresa. Essa informação pode vir, inclusive, da pesquisa da concorrência: quais métricas e quais processos eles têm usado para aferir o sucesso da operação?

 

Com o planejamento estratégico e a definição do produto prontos, a equipe da Quantum pode lhe ajudar com a abertura do negócio, com a gestão financeira e com seu planejamento tributário. Para mais informações, clique aqui.

 

 

Foto de LinkedIn Sales Navigator no Pexels

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