Por que o planejamento tributário é importante para o seu negócio em 2022?

Pexels Nataliya Vaitkevich 6919752 - Contabilidade em Grande Vitória e ES | Quantum Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba por que tão essencial quanto fazer o seu plano de negócios anual é estudar também o cenário tributário e como economizar nessa área, se diferenciando da concorrência

O final do ano se aproxima e, além do tradicional balanço e do desenvolvimento de estratégias para o próximo período, o planejamento tributário deve entrar no seu radar e pode fazer a diferença para o seu negócio em 2022.

Mas, como assim, “planejamento tributário”? Os impostos representam até 30% das receitas de uma empresa, portanto, identificar como otimizar esse custo é essencial.

E tão importante quanto a economia é manter a sua gestão dos tributos dentro da lei – a esse processo de estudo, dá-se o nome de elisão fiscal.

Podemos pensar no planejamento tributário em duas vertentes: a operacional e o estratégico .

O planejamento operacional considera os procedimentos básicos para que sua empresa esteja dentro do que a lei exige.

Por outro lado, o planejamento estratégico foca nas ações futuras  e considera o enquadramento da empresa no regime tributário mais adequado ao seu perfil, planos e particularidades fiscais como ramo de atividade, estrutura de capital, forma de contratação de pessoal etc.

Para fazer o estudo para a elisão fiscal, sua equipe, você e seu contador podem adotar algumas estratégias como:

  • Evitar a incidência do tributo: a equipe irá checar o que gera o imposto e verificar se há alguma regra de isenção no seu município. Em caso positivo, eles orientarão o cumprimento das exigências para obter o  benefício;
  • Reduzir o valor a ser recolhido: após analisar os critérios para o pagamento de cada imposto, pode-se verificar o que pode ser modificado para redução de taxas; também é possível fazer uso de políticas de incentivo que possibilitem a redução de alíquotas;
  • Adiar o pagamento: se o seu fluxo de caixa está precisando de fôlego, é possível estudar ações que permitam retardar o pagamento de alguns impostos sem a incidência de multas. Mas, atenção para não perder o novo prazo!

Planejamento tributário não é apenas para as grandes empresas!

Diferente do que um pequeno empreendedor pode imaginar, a elisão fiscal é ainda mais crucial para um negócio em desenvolvimento. Ela pode garantir o gás para que você atravesse com mais tranquilidade essa fase turbulenta da economia brasileira.

Outra vantagem é que fazer os estudos para a elisão fiscal ajuda a sua empresa a compreender melhor o cenário tributário e evitar eventuais erros na quitação dos impostos.

Com a análise dos impostos, você poderá tomar decisões estratégicas para abrir distância da concorrência ao encontrar respostas para perguntas como:

  • Qual a melhor forma para diminuir o peso dos impostos no preço do meu produto/ serviço final?
  • Como encontrar um equilíbrio na precificação que traga vantagens para a empresa e para o consumidor?
  • Como acessar benefícios fiscais – como isenções e abonos – sem prejudicar a operação?

Agende um horário com o seu contador de confiança e comece o quanto antes o seu planejamento tributário.

É importante lembrar que a janela para mudança de sistema tributário (temos o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido) acontece apenas ao longo do mês de janeiro de cada ano.

Ficou com dúvidas sobre como aplicar a elisão fiscal ao seu negócio? Clique aqui e agende um horário com um dos nossos consultores.

 

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Precisa de ajuda?