Três passos para sua empresa começar bem em 2022

Pexels Canva Studio 3153198 - Contabilidade em Grande Vitória e ES | Quantum Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O ano começou e promete ser bastante agitado para os empreendedores brasileiros. Para facilitar a sua jornada, o time de contadores da Quantum Soluções elaborou algumas dicas para ajudá-lo a preparar-se melhor para os desafios deste ano de 2022.

Verifique pendências

Primeiramente, é importante passar um pente fino no que a empresa realizou no último ano e fazer um inventário do que ainda estar por vir. Neste momento, seu contador será um parceiro chave.

Esse acompanhamento é importante porque o cenário fiscal brasileiro é bastante complexo, variando de segmento para segmento e entre os diferentes entes da União (municípios, estados e governo federal).

O passo seguinte é verificar se há despesas em aberto, parcelamentos a médio e longo prazos e dívidas com o fisco.
As dívidas para PJ não prescrevem; o que acontece, após um período de cinco anos, é que elas são excluídas de bancos de dados de inadimplência como o Serasa, mas elas continuam a correr, inclusive com juros e os demais encargos.

A Receita Federal conta com um canal online exclusivo para que os empreendedores possam verificar pendências. Outra opção é usar o aplicativo “Dívida Aberta”, desenvolvida pela Serpro e pela Procuradoria Geral da Fazenda (PGF).

Do mesmo modo, é importante checar o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Serviço Público Federal (CADIN). Para regularizar a sua situação, acesse o site do Banco Central e clique em Registrato PJ e faça o credenciamento.

Depois, acesse o Sisbacen com o login e senha criados para emitir o relatório das dívidas e o boleto para quitação.
Na sequência, o foco deve ser em como colocar essas dívidas em dia.

Novamente, o suporte do seu contador se fará necessário: ele poderá auxiliá-lo a tomar conhecimento ou se adequar para atender eventuais programas de refinanciamento ou de benefícios fiscais.

Como resultado dessa operação, o seu CNPJ estará limpo na praça e você ganhará fôlego para investir e conquistar novos clientes para o seu negócio.

Organize vendas e despesas realizadas em 2021

Visualizar com clareza como foi a performance financeira da empresa ao longo do ano anterior permite identificar eventuais gargalos e desafios. De antemão, vale reunir os diretores de departamento, o contador e os diretores para essa análise.

Em seguida, levante os documentos como notas fiscais de venda, compras, guias de tributos fiscais e trabalhistas para conferir tudo detalhadamente.

Desta forma, o cenário apresentado pelo balanço entre vendas, despesas e investimentos ganhará formas mais concretas e que permitirão realinhar as suas estratégias de acordo com o planejamento para curto e médio prazos.
Outra informação importante que será captada a partir dessa leitura

Ao mesmo tempo, será possível analisar novas oportunidades que poderão ser exploradas neste ano que agora começa.

Analise seu faturamento

Estudar o faturamento mês a mês permitirá que você analise se as estratégias desenvolvidas anteriormente estão rendendo o esperado, ou se do contrário, é preciso reajustar os planos.

Agora também será possível escolher o regime tributário que será mais adequado para a sua empresa ao longo deste próximo ano.

Para mais informações sobre como fazer a análise de pendências, vendas e despesas e faturamento, agende um horário com um dos nossos especialistas.

Foto de Canva Studio no Pexels

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Precisa de ajuda?