Conheça a importância do contador para o sucesso da sua empresa

Pexels Mikhail Nilov 8297040 - Contabilidade em Grande Vitória e ES | Quantum Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Da abertura da empresa, passando pelo pagamento em dia dos tributos ao planejamento tributário, o contador pode trazer a competitividade que faltava ao seu negócio

Muitos empreendedores encaram o contador como apenas mais uma despesa obrigatória na enorme lista de contas a pagar. Vale rever esse conceito. O contador é um especialista que pode ser um parceiro estratégico para alavancar seu negócio.

O contador é o profissional que estará presente desde a abertura do negócio e irá cuidar de todo o fluxo de recursos da empresa. Ele concentra em si todos os dados sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.

Ele será o responsável por fazer e executar o planejamento tributário da empresa, estudo que pode ajudar a aliviar a pressão no fluxo de caixa, dando mais gás para antecipar investimentos, por exemplo.

A palavra responsável acima foi usada considerando toda sua abrangência: o contador é coautor das decisões contábeis tomadas por seus clientes em caso de ilícitos, portanto, ele também será cobrado pelos órgãos responsáveis.

O contador e o plano de contas a pagar

Hoje, no Brasil, as três esferas de governo recolhem, por meio dos diferentes tributos, o equivalente a 30% do faturamento da sua empresa – até por isso, muitos chamam o Leão de “sócio oculto” do negócio.

O contador é quem irá organizar toda essa demanda e, junto com você e seu time, definir a melhor estratégia para que esse montante seja quitado sem afogar seu fluxo de caixa.

É essencial que o profissional esteja atualizado pois a legislação pode mudar bastante de um ano para o outro, ou entre os diferentes segmentos. Encontrar um especialista pode colocá-lo à frente da concorrência.

A partir do levantamento de todos os custos gerais e tributários da operação, dentro de um determinado período, o contador poderá ajudar a elaborar o diagnóstico da empresa.

Com o diagnóstico em mãos, a empresa poderá calcular o preço final do produto, de modo a cobrir os tributos, a margem de contribuição e obter os lucros.

Também é pelo diagnóstico financeiro, que o contador poderá apresentar ao empreendedor um balanço do desempenho da empresa, apontando onde há custos extras ou qual é o histórico de determinada área.

Recursos Humanos e contabilidade: parceria constante

A contabilidade também é a área que cuidará de questões trabalhistas, como o registro em carteira de trabalho dos seus colaboradores e o recolhimento do FGTS e INSS.

Pró-labore e divisão de lucros

O contador pode ajudar o empreendedor e seus sócios a decidirem sobre a melhor maneira para serem remunerados pelos seus investimentos e contribuições com a empresa.

Este é um tema delicado, mas que requer atenção especial dos empresários. Todos os dias negócios fecham as portas ou chegam a quebrar devido a desentendimentos entre os sócios.

A partir do estabelecimento da carga horária e das responsabilidades de cada parceiro, será discutida sua remuneração e o contador recomendará a forma menos custosa, de modo  a evitar conflitos.

 

Portanto, ter um contador não é um mal necessário, como se diz. É ter um parceiro de confiança, que pode e deve oferecer consultoria especializada para o sucesso do seu negócio!

 

Se você tem dúvidas sobre a atuação do contador ou quer saber mais sobre planejamento tributário, elisão fiscal ou tributos trabalhistas, clique aqui e agende um horário com um dos nossos consultores.

 

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Precisa de ajuda?