Empreendedor que busca qualificação profissional lucra mais

Pexels Yan Krukov 8837382 - Contabilidade em Grande Vitória e ES | Quantum Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você certamente já ouviu a frase: “nós trabalhamos enquanto a concorrência dorme”. Um erro comum é levá-la no sentido literal, há empreendedor que durma no ponto por pura falta de qualificação profissional. E essa falha pode ser fatal para o negócio.

Inegavelmente, há poucos empreendedores que dominam tanto da operação, quanto de vendas, de networking, de finanças, de gestão de pessoas e de marketing. Aliás, há poucos seres humanos tão versáteis.

Porém, não podemos deixar que essas lacunas de conhecimento comecem a impactar o andamento do negócio porque o “olho do dono” não está acompanhando o que acontece.

Todo mundo sabe qual calo dói mais, portanto, aí está a sua dica para identificar qual formação buscar.

Qualificação do empreendedor: educação formal x cursos livres

A qualificação para o empreendedor tanto pode se dar na esfera formal, por meio de formação acadêmica, como igualmente via cursos específicos para as diversas áreas que compõe uma empresa.

No primeiro grupo estão cursos de nível técnico ou superior nas áreas de administração, negócios e marketing, principalmente. Eles são mais do que bem-vindos, mas não são essenciais para o seu sucesso como empreendedor.

Por outro lado, há os chamados cursos livres que contemplam uma maior amplitude de áreas, desde formações mais técnicas como gestão financeira, marketing e atendimento ao cliente até aquelas mais relacionadas às chamadas habilidades comportamentais, como liderança e negociação.

Suponhamos que você tenha contratado funcionários para cuidar da parte financeira do negócio, porém, seus conhecimentos não vão muito além de monitorar a conta corrente da empresa diariamente. 

Nesse sentido, conquistar uma formação em gestão financeira, por meio de um curso livre, lhe daria mais segurança para desenvolver estratégias, acompanhar o que os funcionários estão entregando e fazer questionamentos pontuais.

Veja onde fazer cursos livres de qualificação para empreendedores

Muitos empreendedores veem como um desafio investir na própria formação porque a gestão do negócio consome muito tempo do seu dia a dia. A educação à distância (EAD) pode ser uma resposta para esse dilema.

Há várias instituições que oferecem cursos online, muitos deles gratuitos. Confira abaixo uma seleção:

Sebrae – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade que existe desde a década de 1970 e oferece cursos gratuitos e pagos (estes na modalidade presencial), que vão desde áreas básicas como fluxo de caixa até inovação e design thinking

Veduca – É uma plataforma de educação à distância que oferece cursos gratuitos elaborados por instituições parceiras como USP, IBMEC e FIA. Destacamos aqui os cursos de Planejamento Estratégico e o de Desenvolvimento de Produtos e Serviços. 

Coursera – É uma plataforma que oferece cursos online em parcerias com universidades de todo o mundo. Entre os cursos mais procurados, estão “Mais eficiência, menos trabalho: Gestão do tempo e a melhora da produtividade pessoal & profissional” e Estratégia de Preços na Prática”. É possível assistir aos cursos como aluno ouvinte, sem custos – quem desejar o certificado deve pagar a taxa de inscrição ou solicitar bolsa de estudos. 

Você tem dúvidas sobre a contabilidade da sua empresa? Entre em contato com um dos nossos especialistas, resolva o dilema e foque no crescimento do negócio.

 

Leia também:

Treinamento e capacitação geram rendimentos reais para a sua empresa

Gestão de processos turbina produtividade na crise

 

Foto de Yan Krukov no Pexels

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Precisa de ajuda?